CONDESG pleiteia termo de cooperação com SSP
Membros do Conselho de Desenvolvimento Sustentável do Guarujá (CONDESG), entidade que tem a missão de unir o poder público e a iniciativa privada na busca por soluções de desafios comuns aos governos municipais, foram recebidos dia 08/05/2023 pelo secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, no gabinete de Guilherme Muraro Derrite.
Em sinergia com a visão de planejamento estratégico de longo prazo, o CONDESG propôs a adoção de várias ações de cooperação com a SSP, que visam contribuir com o encontro de soluções de longo prazo. Todas elas apoiadas pelo secretário.
Durante a reunião, Derrite anunciou medidas previstas de comum acordo para serem adotadas na próxima temporada verão 2023/2024, visando a melhoraria da qualidade de vida da população residente (325 mil pessoas) e de milhões turistas que visitam o destino.
De acordo com o mandatário da pasta, a SSP, a partir de fevereiro de 2024, deverá contar com mais 6mil novos homens na polícia civil e mais 6 mil na polícia militar, além de uma justa correção na defasagem salarial – o que permitirá ampliar o período da operação verão em mais 40 dias. Ou seja: com início antecipado 20 dias e término estendido por mais 20 dias.
Por conta da iniciativa privada, o CONDESG estimulará a adoção do Projeto “Comércio Solidário”, por meio da instalação de câmeras de vigilância integradas à gestão da segurança pública.
“Outra medida de consenso é dobrar o efetivo policial para a atividade delegada, mediante o apoio do executivo municipal”, comemora o porta-voz do CONDESG, Heitor Gonzalez.
O CONDESG nasceu por iniciativa das sociedade civil organizada, em 2019, antes da Pandemia, a partir do movimento Guarujá 2034 – ano em que o município completará 100 anos de emancipação político-administrativa – e foi legalmente instituído por aprovação unanime da Câmara de Vereadores do município.