Florianópolis: protagonismo e empreendedorismo
Segundo a Endeavor, Florianópolis é a Segunda Melhor Cidade do Brasil para Empreender, principalmente em um dos setores mais promissores do da cidade, o de tecnologia.
Com programas de incentivos fiscais, muito atrativos, a prefeitura da cidade tem sido ótima parceira para a atividade. Além disso, muitas incubadoras e aceleradoras estão sediadas na cidade e isso fortalece ainda mais o setor que tende a se consolidar no mercado em um prazo muito menor que as demais atividades.
Cada vez mais, ser apenas disruptivo já não é o único ponto de uma empresa inovadora. Investidores têm olhado para a capacidade de gestão dos idealizadores. Demonstrar, apresentar resultados e um plano bem estruturado de assertividade financeira é o novo nome do jogo.
Com um saldo de 6.214 empregos gerados em 2022, isto apenas no primeiro semestre, Florianópolis lidera o ranking de Santa Catarina, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Neste ano, na Capital, foram 44.853 admissões, contra 38.639 demissões. O saldo positivo garante o primeiro lugar no Estado. Somente em abril de 2022, o saldo de empregos foi de 2.536.
No ano passado, Florianópolis já havia conquistado o 1º lugar na geração de empregos no Estado, com um saldo de 13.004 novos postos de trabalho. Meio a este desenvolvimento, empreendimentos modernos, disruptivos, somam ao mercado, como o Square SC, o maior complexo multiuso do sul do país. São mais de 250 empresas e um fluxo diário de aproximadamente 3.500 pessoas em uma região valorizada na SC-401, que proporciona conforto, praticidade e eficiência no novo eixo empresarial da Capital.
Mas, assim como em qualquer negócio, ter sucesso por aqui requer persistência.
Por Paulo Henrique da Silva, empresário -- Square SC |