O Congresso SAE BRASIL debate custos e benefÃcios da globalização em veÃculos comerciais
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Painel, que será realizado no dia 9 de outubro, apresentará a visão de montadoras de ônibus e caminhões e frotistas sobre o assunto
A globalização impôs um desafio para o segmento de veículos comerciais: equilibrar custos e tecnologia nos projetos e, ao mesmo tempo, atender mercados com características próprias. O Congresso SAE BRASIL 2008, que será realizado de 7 a 9 de outubro, no Expo Center Norte,
“A globalização possibilita o intercâmbio de inúmeros elementos tecnológicos, que tornam nossos veículos ainda mais eficientes, confiáveis e seguros. No entanto, para o segmento de veículos comerciais é preciso considerar os aspectos regionais e a especialização, para chegarmos ao produto adequado para cada aplicação“, ressalta o engenheiro Rogério Pires, diretor do Comitê Caminhões e Ônibus do Congresso SAE BRASIL.
De acordo com Rogério Pires, há montadoras que trazem projetos do Exterior e buscam um maior ou menor grau de regionalização nos veículos, em função de cada mercado. “Neste caso, todo o ‘take-out’ tecnológico traz custos para adequação da produção local e pode gerar um desequilíbrio em aplicações específicas”, diz.
Por outro lado, algumas montadoras optam por desenvolver seus produtos localmente e adaptar os mesmos para atender exigências específicas de determinados mercados ou segmentos. “O mercado de exportação, por exemplo, demanda, em muitos casos, um ‘take-in’ tecnológico, com os custos agregados ao projeto e ao processo produtivo”, ressalta. Outro caminho traçado pelas montadoras é a busca da especialização, combinando, ou não, as demais estratégias