O Crescimento do turismo do Kuwait aquece o ramo de Hotelaria
O Kuwait volta a Dubai em abril deste ano para mostrar a sua oferta turística na Arabian Travel Market (ATM) de 2016, que será realizada em abril 25-28, o investimento no setor de viagens e turismo está previsto para crescer de 4,3% ao ano a próxima décad
O Crescimento do turismo do Kuwait aquece o ramo de Hotelaria.
By Ellen Saraiva
O Kuwait volta a Dubai em abril deste ano para mostrar a sua oferta turística na Arabian Travel Market (ATM) de 2016, que será realizada em abril 25-28, o investimento no setor de viagens e turismo está previsto para crescer de 4,3% ao ano a próxima década até 2025, com um valor total de investimento de KWD 276 milhões (US $ 1 bilhão).
A estratégia do Kuwait para o crescimento do turismo a longo prazo recebeu um impulso em 2015, com o aeroporto que cresceu em número de passageiros, de cerca de 10 milhões de viajantes em 2014 para pouco mais de 10,2 milhões no ano passado ,contando ainda com planos para expandir sua infra-estrutura de transporte.
De acordo com um relatório de Viagens e Turismo do Conselho Mundial (WTTC), intitulado "Kuwait Viagens e Turismo Economic Impact 2015", o turismo foi responsável por 1,5% do PIB total em 2015, e está previsto um aumento de 0,3% em 2016, embora este esteja sendo revisitado dado o cenário atual de baixa dos preços do petróleo. Isso elevaria a contribuição total do PIB para 1,8%, ou KWD1.6 bilhões em 2025.
O relatório também destacou os ganhos potenciais em gastos com lazer, que é esperado um crescimento de 6,2% ao ano para KWD 2,4 bilhões em 2025, enquanto nas viagens de negócios é esperado um crescimento de 5,6% ao ano para KWD457.3 milhões em 2025.
"O Kuwait está focado em agregar novas marcas de alto perfil para o seu mix de hoteis, bem como a abertura do país com seu programa de expansão para o Aeroporto Internacional do Kuwait", disse Nadege Noblet-Segers, Gerente de Exposição, Arabian Travel Market.
Previsões do WTTC é colocar as chegadas de turistas em 440.000 até 2024 - um aumento de 270.000 em relação a 2014 - e o aumento da capacidade será o catalisador para os ganhos do setor a avançar com o conjunto de gastos de viagens de lazer que devem subir de 6,2% ao ano até 2025, e as viagens de negócios, que viu um mergulho em 2015,tem previsão de aumento nos próximos 10 anos, com um crescimento anual de 5,6%.
Kuwait também tem um componente de gastos com viagens doméstica alta, o que gerou 88,1% de viagens e turismo no PIB de 2014, e é esperado um aumento de 6,4% ao ano até 2025.
Marcas high-end, como Four Seasons, que vai abrir sua primeira propriedade no Kuwait no Burj Alshaya no final de 2016, será acompanhado pelo Mercure Kuwait (2017), Hilton Olympia Kuwait em 2019 e uma Grand Hyatt em 2020.
O país também está entrando em novo território mid-market com uma série de projetos futuros, incluindo o total de 160 quartos no Novotel Sharq (2017) e várias propriedades Rotana, com um Centro Rotana, definidos para estrear em 2018 com 200 quartos.
“Como estamos vendo em outros países do CCG, uma carteira de turismo cada vez mais diversificada requer igualmente uma grande oferta de hospitalidade, olhando para ambas as categorias de luxo e de gama média, que é algo que estamos focando este ano na ATM” ,disse Noblet-Segers