Agroplace: Portal B2B de Agronegócios desembarca no Brasil
Uma nova plataforma de comércio eletrônico entre empresas (B2B) e exclusiva para a cadeira de abastecimento de alimentos e bebidas é lançada no Brasil. Batizada de Agroplace (www.agroplace.net), o site B2B promete revolucionar o setor e alcançar um fatura
PORTAL B2B DE AGRONEGÓCIOS DESEMBARCA NO MERCADO BRASILEIRO
A expectativa da plataforma é movimentar US$ 400 milhões em dois anos
Uma nova plataforma de comércio eletrônico entre empresas (B2B) e exclusiva para a cadeira de abastecimento de alimentos e bebidas é lançada no Brasil. Batizada de Agroplace (www.agroplace.net), o site B2B promete revolucionar o setor e alcançar um faturamento em torno de US$ 400 milhões nos próximos dois anos. Trata-se de uma plataforma única que abrange toda a cadeia de abastecimento com 16 categorias principais e quase de 300 subcategorias, incluindo commodities, bebidas, lácteos, peixes, carnes etc.
O processo de inscrição é simples e gratuito e, em apenas três passos, os compradores podem negociar com as empresas cadastradas no portal. Quando o negócio é fechado, a Agroplace cobra dos vendedores apenas 1% do valor total da transação. “Trata-se de uma proposta inovadora, pois permite que a indústria amplie suas fronteiras com a oferta de produtos de valor agregado e total segurança nas negociações”, afirma Luis Anderson, CEO (Chief Executive Officer) e idealizador do sistema B2B.
Além do ambiente on-line seguro, a empresa pretende oferecer serviços como consultoria para os clientes que tem planos de ampliar suas vendas para mercados internacionais. “Mais do que facilitar a interação entre compradores e vendedores, o portal ajudará os negociadores a conquistar novos mercados com ofertas competitivas. Isso significa maior margem nas negociações e a venda de produtos de maior valor agregado”, explica Anderson.
Financial Techonology
Nos negócios internacionais, o alto spread bancário e a volatilidade do câmbio comprimem as margens dos negócios e prejudicam a competitividade dos exportadores e importadores. Para garantir um cenário mais favorável aos clientes, o portal B2B Agroplace oferece um sistema que assegura um câmbio fixo nas negociações, que poderá ficar 1.5 ou 2 pontos acima das taxas praticadas pelo mercado pelo mercado interbancário.
O serviço é oferecido por meio da parceria com a South Latam Trading Companhia, holding sediada em Londres (Inglaterra) e responsável pelo controle do portal B2B.“Essa garantia é importante para aumentar o lucro não somente nas operações à vista como nas demais. O cliente terá mais dinheiro a receber e as ofertas poderão ser mais interessantes. O spread bancário é alto no País e, ao fazer as operações cambiais, as empresas geralmente perdem dinheiro”, explica o CEO do Agroplace.
O serviço de "new disruptive financial technologies" (novos métodos financeiros divergentes dos mercados tradicionais) é um dos diferenciais oferecido pela plataforma, que já possui mais de 700 usuários registrados em 14 países com apenas um mês de lançamento. As negociações no Agroplace podem ser feitas em três idiomas: inglês, espanhol e português. Em breve o portal deverá oferecer versões em alemão, italiano e francês e, futuramente em chinês, árabe e outros idiomas.
Registro em três passos
Tanto o comprador como o vendedor podem se registrar de forma rápida e eficiente. Durante o processo, serão solicitadas informações básicas que serão guardadas seguindo os mais rígidos padrões de segurança da indústria. Quando registrado, os usuários receberão um número único de identificação utilizado para acessar a plataforma B2B.
Os usuários serão pré-selecionados e certificados pelo Agroplace. “Nossa equipe é altamente qualificada e seguimos os rígidos padrões da União Europeia, das leis americanas e da legislação brasileira do setor, pré-requisitos básicos para quem atua em um mercado global”, diz Anderson.
Equipe de brasileiros
A direção do portal é formada por uma equipe de três brasileiros. Além do diretor geral, o cargo de CTO (Chief Technology Officer) está nas mãos de Yaissa Siqueira, responsável pela infraestrutura tecnológica. “Utilizamos os servidores deAmazon Web Services com ponto de acesso em todo o mundo, inclusive no Brasil, em São Paulo”, diz Yaissa.
O diretor de Relações Internacionais é Tunai Menandro que tem experiência em comércio exterior e movimentação de todo o processo de importação e exportação de mercadorias - lidando diretamente com fornecedores, clientes, transitários, despachantes, regras Incoterms, regulamentos portos e desembaraço aduaneiro. Ele atuou no departamento de Compras e Suprimentos na Sotreq plc / Caterpillar Inc., o maior revendedor de infra-estrutura e pesados equipamentos e peças na América Latina industrial, e um dos maiores do mundo