×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

BUSINESS E NEGÓCIOS

0

Zilda Brandão
28/03/2013 às 19:22hs


Dados foram apresentados em coletiva de imprensa

O Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP) e o Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis) realizaram,

no restaurante Cantaloup, em São Paulo, a apresentação do Sistema de Indicadores Econômicos do Agenciamento Turístico 2012, a qual contou com a participação de jornalistas da grande imprensa, entidades de agenciamento e de fornecedores de serviços turísticos.

Na ocasião, estiveram presentes Eduardo Nascimento e Marciano Freire, presidente e diretor Executivo do Sindetur-SP e Ipeturis, respectivamente, e Juliana Bettini, coordenadora da pesquisa pelo Ipeturis. “Esse painel é inovador e não existe no Brasil. Ele é importante porque retrata fielmente o que é o mercado de agenciamento turístico atualmente”, ressalta Juliana, que realizou a pesquisa com a supervisora de campo Grislayne Guedes, também presente no evento.

O estudo teve uma amostra ampla de 625 empresas entrevistadas. No resultado foi constatado que a idade média das empresas é de 17 anos, sendo que um percentual de 23,7% tem entre 21 e 30 anos. “Isso, realmente, foi uma novidade para nós. A maioria dessas empresas comercializa um leque grande de produtos”, comentou Freire.

O volume de vendas das grandes empresas foi superior no segundo semestre do ano passado (R$ 385 milhões), frente aos R$ 266 milhões registrados no primeiro semestre. Os meses de vendas da alta temporada de verão – outubro e novembro – são os mais expressivos para estas agências. A pesquisa ainda apontou que, no geral, os destinos internacionais têm maior representatividade na comercialização de pacotes. Entretanto, durante o segundo semestre de 2012, observou-se que os produtos nacionais ganharam força.

"Isso se deve ao valor do produto oferecido na viagem internacional ser maior que o nacional, pois realmente são mais caros; porém, o número de viajantes domésticos é maior”, destaca Freire. Outro fator que foi ressaltado refere-se ao aquecimento corporativo no período e a tradição de destinos nacionais de sol e praia durante a temporada de verão.

Ao final da apresentação, o diretor Executivo afirmou que em breve serão divulgadas novas pesquisas; entre elas está um estudo sobre mídias sociais no agenciamento de viagens. “Uma das missões do Sindetur-SP é disponibilizar informação técnica, atualizada e gratuita, para aprimoramento profissional do agente de turismo”, finaliza Freire.

Marciano Freire, diretor Executivo do Sindetur-SP e Eduardo Nascimento, presidente do Sindetur-SP
Sindetur-SP. Ipeturis. indicadores econômicos

Gervasio Tanabe, diretor Executivo da Abracorp, Marciano Freire, Sindetur-SP e Shigueru Tamura, ABAV/SP
Sindetur-SP. Ipeturis. indicadores econômicos

Plínio Nascimento, vice-presidente da Braztoa e diretor do Sindetur-SP, e Dr. Joandre Antonio Ferraz, assessor jurídico do Sindetur-SP
Sindetur-SP. Ipeturis. indicadores econômicos

Eduardo Nascimento, Marciano Freire, Shigueru Tamura e Plinio Nascimento
Sindetur-SP. Ipeturis. indicadores econômicos

Ricardo Augusto Alves, Blau Tour, Joandre Ferraz e José Francisco Azevedo, Solfesta
Sindetur-SP. Ipeturis. indicadores econômicos

Marciano Freire, Eduardo Nascimento, Alain Baldacci e Daniel Baldacci, so Sindepat – Sistema Integrado de Parque e Atrações Turísticas
Sindetur-SP. Ipeturis. indicadores econômicos

Marciano Freire, Eduardo Nascimento, Armando Campos Mello e Alfredo Andrade Froes, da UBRAFE
Sindetur-SP. Ipeturis. indicadores econômicos

Juliana Bettini - Coordenadora da pesquisa pelo Ipeturis
Sindetur-SP. Ipeturis. indicadores econômicos






ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Turismo

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário