Sindetur-SP e Ipeturis divulgam indicadores econômicos do agenciamento turÃstico
0
Dados foram apresentados em coletiva de imprensa
O Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP) e o Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis) realizaram,
no restaurante Cantaloup, em São Paulo, a apresentação do Sistema de Indicadores Econômicos do Agenciamento Turístico 2012, a qual contou com a participação de jornalistas da grande imprensa, entidades de agenciamento e de fornecedores de serviços turísticos.
Na ocasião, estiveram presentes Eduardo Nascimento e Marciano Freire, presidente e diretor Executivo do Sindetur-SP e Ipeturis, respectivamente, e Juliana Bettini, coordenadora da pesquisa pelo Ipeturis. “Esse painel é inovador e não existe no Brasil. Ele é importante porque retrata fielmente o que é o mercado de agenciamento turístico atualmente”, ressalta Juliana, que realizou a pesquisa com a supervisora de campo Grislayne Guedes, também presente no evento.
O estudo teve uma amostra ampla de 625 empresas entrevistadas. No resultado foi constatado que a idade média das empresas é de 17 anos, sendo que um percentual de 23,7% tem entre 21 e 30 anos. “Isso, realmente, foi uma novidade para nós. A maioria dessas empresas comercializa um leque grande de produtos”, comentou Freire.
O volume de vendas das grandes empresas foi superior no segundo semestre do ano passado (R$ 385 milhões), frente aos R$ 266 milhões registrados no primeiro semestre. Os meses de vendas da alta temporada de verão – outubro e novembro – são os mais expressivos para estas agências. A pesquisa ainda apontou que, no geral, os destinos internacionais têm maior representatividade na comercialização de pacotes. Entretanto, durante o segundo semestre de 2012, observou-se que os produtos nacionais ganharam força.
"Isso se deve ao valor do produto oferecido na viagem internacional ser maior que o nacional, pois realmente são mais caros; porém, o número de viajantes domésticos é maior”, destaca Freire. Outro fator que foi ressaltado refere-se ao aquecimento corporativo no período e a tradição de destinos nacionais de sol e praia durante a temporada de verão.
Ao final da apresentação, o diretor Executivo afirmou que em breve serão divulgadas novas pesquisas; entre elas está um estudo sobre mídias sociais no agenciamento de viagens. “Uma das missões do Sindetur-SP é disponibilizar informação técnica, atualizada e gratuita, para aprimoramento profissional do agente de turismo”, finaliza Freire.
Marciano Freire, diretor Executivo do Sindetur-SP e Eduardo Nascimento, presidente do Sindetur-SP
Gervasio Tanabe, diretor Executivo da Abracorp, Marciano Freire, Sindetur-SP e Shigueru Tamura, ABAV/SP
Plínio Nascimento, vice-presidente da Braztoa e diretor do Sindetur-SP, e Dr. Joandre Antonio Ferraz, assessor jurídico do Sindetur-SP
Eduardo Nascimento, Marciano Freire, Shigueru Tamura e Plinio Nascimento
Ricardo Augusto Alves, Blau Tour, Joandre Ferraz e José Francisco Azevedo, Solfesta
Marciano Freire, Eduardo Nascimento, Alain Baldacci e Daniel Baldacci, so Sindepat – Sistema Integrado de Parque e Atrações Turísticas
Marciano Freire, Eduardo Nascimento, Armando Campos Mello e Alfredo Andrade Froes, da UBRAFE
Juliana Bettini - Coordenadora da pesquisa pelo Ipeturis