Fundação Stickel beneficia mais de 1 milhão de pessoas na Brasilândia
0
A Fundação Stickel, entidade que atua na Brasilândia, zona norte da cidade de São Paulo, teve em 2010 seu ano mais produtivo. Por meio de seus projetos de capacitação, geração de renda e fomento à cultura, a instituição beneficiou direta e indiretamente mais de 1 milhão de pessoas e investiu R$ 413 mil.
Entre os projetos de destaque da Fundação em 2010, estão o Mulheres de Talento, que capacita profissionalmente dois grupos de mulheres para que aprendam uma profissão e montem pequenas empresas para obterem auto-sustentação; o Projeto 24 Horas de Olhar Universal, curso de fotografia para pessoas com deficiência visual, o Dia de Fazer a Diferença, mutirão da comunidade que revitalizou uma praça; e a chegada do Cidades em Transição à Brasilândia, movimento internacional cujo objetivo é preparar cidades, bairros e comunidades para serem sustentáveis.
Sobre a Fundação Stickel
Originada em 1954, por conta da atuação social e assistencial do casal Martha e Erico Stickel, a Fundação Stickel teve como proposta inicial atender crianças carentes afetadas pela tuberculose.
Posteriormente, a vocação da entidade foi revista e focada no fomento à arte contemporânea brasileira e no desenvolvimento de comunidades com altos índices de vulnerabilidade social.
Atualmente, a Fundação realiza diversas ações voltadas à promoção de trabalhos de artistas em ascensão no campo da fotografia, gravuras e outras artes, que, em contrapartida, disponibilizam seus conhecimentos aos jovens da Brasilândia, ministrando oficinas e workshops em parceria com a Fundação.
A instituição investe ainda em programas voltados à geração de renda para a comunidade da Vila Brasilândia, como o “Jovens de Talento” e “Mulheres de Talento”, possibilitando aos assistidos pelos projetos oportunidades de inserção social pelo trabalho e pelo acesso à cultura (www.fundacaostickel.org.br).