BUSINESS
SENAI-SP divulga programa Brasil Mais Produtivo na EXPOMAFE 2017
Por Zilda Brandão - 21/04/2017 às 9:45



 ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos

SENAI-SP divulga programa Brasil Mais Produtivo na EXPOMAFE 2017

Iniciativa pretende atender 3 mil empresas de pequeno e médio porte em todo o País e aumentar em 20% sua produtividade por meio de técnicas de manufatura enxuta. Empresários interessados poderão candidatar-se ao programa no estande do SENAI-SP na feira.

Criado para erradicar os entraves da produtividade da indústria brasileira, o programa Brasil Mais Produtivo será amplamente divulgado pelo SENAI-SP durante a EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, que acontece de 9 a 13 de maio, no São Paulo Expo.

O Brasil Mais Produtivo é uma realização do SENAI, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No estado de São Paulo, o programa é operado pelo departamento regional (SENAI-SP) da entidade.

A iniciativa pretende atender 3 mil empresas de pequeno e médio porte em todo o País e aumentar em 20% sua produtividade por meio de técnicas de manufatura enxuta. As bases do sistema são: trabalho em equipe, rapidez, eliminação de desperdícios e melhoria contínua.

A ideia, explica, Silvio Eugenio Nunes Gouveia, consultor líder do Brasil Mais Produtivo em São Paulo, é que as empresas reduzam as atividades que não agregam valor, ou seja, os desperdícios, antes de realizar investimentos de capital. Em linhas gerais, a consultoria oferecida pelo SENAI-SP, no âmbito do Estado de São Paulo, pretende eliminar produtos defeituosos, excesso de produção, estoques, movimentos desnecessários, transportes desnecessários, esperas e processos desnecessários.

Durante a EXPOMAFE, o SENAI-SP vai divulgar o programa entre os expositores – fabricantes de máquinas-ferramenta, automação industrial, robótica e outros segmentos – e também para os visitantes da feira que se enquadrem nos setores industriais definidos pelo programa: alimentos e bebidas, calçados e vestuário, metalmecânica e moveleiro.

Os empresários interessados poderão candidatar-se ao programa no estande do SENAI-SP. Para ser considerada apta, a empresa precisa estar sediada no Estado de São Paulo, ter entre 11 e 200 funcionários e ter seu CNAE (Código Nacional de Atividade Empresarial) dentro da listagem dos setores participantes do programa.

As empresas selecionadas recebem consultoria tecnológica no processo produtivo, de baixo custo, com o objetivo de obter ganhos expressivos de produtividade ou redução no custo de produção. As melhorias rápidas acontecem com a utilização de ferramentas de manufatura enxuta customizadas para atendimento aos setores do programa, com foco na redução de sete tipos de desperdícios mais comuns no processo produtivo: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, excesso de movimentos e defeitos.

A consultoria tem duração de 120 horas, divididas nas seguintes etapas: fase de preparação (24 horas), fase de intervenção (60 horas), fase de monitoramento (20 horas) e fase de encerramento (16 horas) distribuídos em três meses de consultoria. Além disso, essas empresas poderão receber consultoria de soluções tecnológicas por meio do SEBRAE/SP, pleitear financiamento nas linhas de crédito MPME Inovadora e MPME exportadora do BNDES.

Sobre a EXPOMAFE

A ABIMAQ - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa cerca de 7.500 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília. Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

Sobre a Informa Exhibitions

A Informa Exhibitions é uma unidade negócios do Grupo Informa, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. O grupo possui 100 escritórios espalhados por 40 países, empregando cerca de 9000 funcionários em todo o mundo. Nos últimos quatro anos, a Informa Exhibitions investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos, marcas e títulos no segmento de exposições e feiras de negócios. Com escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba e cerca de 230 profissionais, a empresa possui em seu portfólio eventos como Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, FutureCom, ABF Franchising Expo, SerigrafiaSign, Feimec, ExpoMafe, Plástico Brasil, High Design, entre outros, perfazendo um total de 23 feiras setoriais. http://www.informaexhibitions.com.br/

EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial

Data:
9 a 13 de maio de 2017

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Iniciativa: ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas

Promoção e organização: Informa Exhibitions

Patrocínio Oficial: Romi

Mais informações: www.expomafe.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa



Envie por email para um amigo

Leia mais sobre Business

COMENTÁRIOS

Não há comentário postado até o momento

COMENTE

Seu nome:
Seu email:
Deixar seu email visível: 
Cidade/Estado:

Escreva seu comentário


Digite o código abaixo:
34098



Canadá Inesquecível

HOME
QUEM SOMOS
FALE CONOSCO
TV ZILDA BRANDÃO
COLUNA ZILDA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ANTONIO SALANI

Mira & Destino é um site de informações turísticas, gastronômicas, negócios e novidades no mercado voltado para o público de alto luxo. Nossa intenção é trazer sempre o que de melhor acontece no mundo
BUSCA DE NOTÍCIA
RECEBA NOTÍCIAS

Desenvolvimento: Anderson Luiz