BUSINESS
Conheça as vantagens de se tornar um MEI
Por Zilda Brandão - 22/09/2017 às 09:59





Conheça as vantagens de se tornar um MEI

Isenção de tributos é um dos pontos que facilita a vida do empreendedor, aponta especialista

O número de desemprego no Brasil atingiu 13,5 milhões de pessoas em 2017. Esse dado influenciou diretamente no crescimento do microempreendedores individual

Dados do SEBRAE apontam que nos últimos três anos, o número de empresas criadas no Brasil contabiliza 11,1 milhões. Grande parte destas empresas foi criada com o aumento do desemprego no país. Para se ter uma noção, o número de desempregados atingiu 13,5 milhões em 2017. Segundo a Serasa, das 955,3 mil empresas abertas entre janeiro e maio deste ano, 79,2% eram MEIs.

MEI é a sigla para Microempreendedor Individual, figura criada pela Lei Complementar 128/2008, com o principal objetivo de retirar da informalidade milhões de empreendedores, que trabalham por conta própria e tem a chance de se legalizar como pequeno empresário optante pelo Simples Nacional, com faturamento máximo de R$ 60 mil por ano.

Esse novo modelo de trabalho traz diversas vantagens para o empreendedor. Luciano De Biasi, Sócio-Diretor da De Biasi Auditoria, Consultoria e Outsourcing, aponta que a principal vantagem é ficar isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, COFINS, IPI e CSLL). "Sendo um microempreendedor individual, você está inserido no CNPJ, tem direito a auxílio maternidade, auxílio doença e também à aposentadoria."

Além disso, o empreendedor enquadrado na MEI pode gerar emprego já que é possível contratar até um funcionário. Há agilidade e desburocratização na obtenção do CNPJ (mediante cadastro via internet); e possibilidade de acesso às linhas de crédito e serviços gratuitos.

O Crescimento das MEIs no Brasil

O Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas mostra que o crescimento constante dos microempreendedores individuais (MEIs) tem fomentado a criação de novas empresas no país. No primeiro semestre de 2017, os MEIs foram responsáveis por 79,2% do total de novos negócios. Surgiram mais de 700 mil empreendimentos dessa natureza jurídica frente a uma somatória de 955.368 novas empresas.

Segundo Luciano De Biasi, trabalhar como um MEI é uma escolha acertada para o trabalhador informal. "Quando o profissional se torna um microempreendedor individual e passa a ter CNPJ, isso lhe imprime uma facilidade considerável para abertura de conta bancária, contratos com órgãos públicos, financiamentos e emissão de notas fiscais."

Sobre a De Biasi

A De Biasi é uma empresa que atua em todo território nacional na prestação de serviços em três diferentes pilares: Consultoria, Auditoria e Outsourcing. Fundada em 1990 pelo executivo Arthur De Biasi, a empresa foi uma das primeiras do Brasil a receber a certificação ISO 9001: 2008, que atesta a sua excelência em todos os serviços prestados.

Fonte: Assessoria de Imprensa



Envie por email para um amigo

Leia mais sobre Business

COMENTÁRIOS

Não há comentário postado até o momento

COMENTE

Seu nome:
Seu email:
Deixar seu email visível: 
Cidade/Estado:

Escreva seu comentário


Digite o código abaixo:
34204



Canadá Inesquecível

HOME
QUEM SOMOS
FALE CONOSCO
TV ZILDA BRANDÃO
COLUNA ZILDA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ANTONIO SALANI

Mira & Destino é um site de informações turísticas, gastronômicas, negócios e novidades no mercado voltado para o público de alto luxo. Nossa intenção é trazer sempre o que de melhor acontece no mundo
BUSCA DE NOTÍCIA
RECEBA NOTÍCIAS

Desenvolvimento: Anderson Luiz