Especialista dá dicas de como cuidar da pele em casa
Optar por produtos orgnicos para intensificar a rotina de cuidados pode trazer resultados ainda mais benficos para a ctis
Os dias em casa no período de quarentena permitem que a rotina skincare receba mais atenção. Este pode ser um bom momento para cuidar da pele, com opções conscientes e saudáveis, que preservam e tratam a beleza de forma natural. Para isso, a dermatologista especialista em cosmiatria e parceira Souvie, Luciana Garbelini, preparou um checklist com passos essenciais para uma rotina skincare orgânica.
Além das dicas, a expert comenta porque cosméticos orgânicos beneficiam a pele. Entenda!
Cosméticos orgânicos na pele
Além de ser o maior órgão do corpo humano, a nossa pele possui vitaminas e sais minerais semelhantes aos da composição de produtos orgânicos e naturais. Todas essas características trazem diversos benefícios ao optar por cosméticos desse tipo. "A pele absorve até 60% do que é passado sobre ela. Além disso, por possuir micronutrientes semelhantes aos da composição de cosméticos orgânicos, ela consegue assimilar a absorção dos ingredientes e responder melhor à hidratação", explica Garbelini.
Outro fator a ser considerado é que, com o tempo, o uso contínuo de produtos à base de componentes sintéticos pode deixar a pele mais sensível. Sobre isso, a especialista explica, "é por essa razão que o índice de alergias dermatológicas tem aumentado. Em contrapartida, cosméticos orgânicos evitam o ressecamento e descamação da pele, reações alérgicas e outros problemas no sistema imunológico."
Steps de cuidados com produtos orgânicos
Limpeza
A limpeza do rosto é fundamental. A dermatologista explica que, "a poluição e o contato com elementos tóxicos agridem a cútis diariamente. Portanto, na hora da limpeza, o uso de produtos orgânicos é fundamental, já que os mesmos agem com ativos purificadores de ação anti-inflamatória e regenerativa", esclarece Garbelini, que complementa, "todo o rosto precisa ser higienizado, mas os cantos do nariz, queixo e centro da testa devem ser priorizados, já que são áreas que sofrem com maior acúmulo de sujeira, oleosidade e suor".
Essa etapa não tem segredos! De acordo com a especialista, basta aplicar uma boa quantidade de mousse de limpeza facial nas mãos e massagear o rosto suavemente.
Esfoliação
A esfoliação é o segundo passo, atuando como um tratamento de desintoxicação facial profunda. "Esfoliar elimina a camada de células mortas acumuladas e outras sujeiras que ficam depositadas nos poros, mesmo após a limpeza facial. Os cristais de quartzo - que fazem parte da composição da areia - removem as impurezas por meio de uma leve fricção na pele", explica a parceira Souvie.
A esfoliação com produtos orgânicos pode ser feita até duas vezes na semana, diferentemente dos produtos tradicionais, que são indicados para uso apenas 1x a cada 15 dias.
Hidratação
Mesmo que a esfoliação aconteça 2x por semana, a hidratação pode ser diária. "A esfoliação remove as células mortas da pele, deixando os poros suscetíveis a absorção dos nutrientes do hidratante, o que potencializa o efeito na pele". Embora esse step possa ser feito a qualquer hora do dia, fica ainda mais eficaz após o banho, período em que os poros se dilatam e há aumento na circulação sanguínea devido ao vapor do chuveiro, ajudando na absorção dos componentes do hidratante.