Eles também aderem à toxina botulÃnica
0
Dados americanos e brasileiros confirmam que os homens estão se submetendo cada vez mais aos benefícios do tratamento com toxina botulínica para tratar as rugas da face.
A constante luta pelo rejuvenescimento não é um desejo só das mulheres. Os homens também aspiram a juventude e, por esta razão, estão empenhados em atenuar as marcas de expressão tanto quanto elas. As armas utilizadas para conquistar esse objetivo vão muito além de pintar o cabelo e ir à academia, quer dizer, os homens também estão se rendendo aos benefícios da medicina moderna, sobretudo, da toxina botulínica.
Nos Estados Unidos, entre os anos 2000 e 2010, houve um aumento de 258% no número de homens submetidos ao tratamento com a toxina botulínica, afirma a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos. Por aqui, o cenário não é diferente. Dados do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, em 2011, apontam que 43% dos procedimentos estéticos feitos nas clínicas dermatológicas ou de cirurgia plástica para amenizar rugas foram aplicação de toxina botulínica; os 57% restantes correspondem a outros métodos com a mesma finalidade.
O Médico Cirurgião Plástico e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. Marcelo Wulkan, confirma que nos últimos anos os homens o têm procurado cada vez mais para realizar o procedimento, o que representa, atualmente, 40% dos pacientes. O médico lembra, porém, que há alguns anos os homens até faziam o procedimento, mas o objetivo era bem diferente. "Eles procuravam a toxina apenas para diminuir o suor nas axilas, principalmente para fugir de situações embaraçosas como, por exemplo, se apresentar em reuniões e palestras com as marcas do suor na camisa", recorda.
No entanto, o homem moderno percebeu que também pode usufruir dos benefícios da toxina na face, sem que fique o estigma do passado, sem o exagero do rosto sem expressão. Hoje eles querem aplicar na face e alguns até preferem manter um pouco as rugas de expressão. "Os homens costumam fazer o procedimento a partir dos 40 anos de idade, em média, diferentemente das mulheres que começam aos 30 anos. Neles, o que incomoda são as rugas da testa e as rugas entre as sobrancelhas, enquanto as mulheres tendem a querer uma mudança completa", revela o Dr. Wulkan.
Custo x Benefícios
Ainda há pessoas que são resistentes à toxina botulínica por achar que ela causa algum tipo de dor ou incomodo pós-procedimento. No entanto, embora haja muitas opções de tratamentos para amenizar ou até mesmo eliminar as rugas, o Dr. Wulkan afirma que a aplicação da toxina botulínica é praticamente indolor, além de que hoje é mais acessível financeiramente a grande parte da população.
"Se houver algum tipo de incômodo, geralmente é em decorrência de pequenas saliências vermelhas onde as aplicações são feitas, entretanto, rapidamente elas desaparecem. O resultado é uma pele sem rugas dinâmicas e, o mais importante, com naturalidade", confirma o cirurgião plástico.
Para quem deseja potencializar os resultados, lembra ainda o especialista, é possível associar à toxina procedimentos com substâncias absorvíveis como, por exemplo, ácido hialurônico, ou laser, peeling, dentre outros.