Eles também aderem à toxina botulínica
0
Dados americanos e brasileiros confirmam que os homens estão se submetendo cada vez mais aos benefícios do tratamento com toxina botulínica para tratar as rugas da face.

Nos Estados Unidos, entre os anos 2000 e 2010, houve um aumento de 258% no número de homens submetidos ao tratamento com a toxina botulínica, afirma a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos. Por aqui, o cenário não é diferente. Dados do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, em 2011, apontam que 43% dos procedimentos estéticos feitos nas clínicas dermatológicas ou de cirurgia plástica para amenizar rugas foram aplicação de toxina botulínica; os 57% restantes correspondem a outros métodos com a mesma finalidade.
O Médico Cirurgião Plástico e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. Marcelo Wulkan, confirma que nos últimos anos os homens o têm procurado cada vez mais para realizar o procedimento, o que representa, atualmente, 40% dos pacientes. O médico lembra, porém, que há alguns anos os homens até faziam o procedimento, mas o objetivo era bem diferente. "Eles procuravam a toxina apenas para diminuir o suor nas axilas, principalmente para fugir de situações embaraçosas como, por exemplo, se apresentar em reuniões e palestras com as marcas do suor na camisa", recorda.
No entanto, o homem moderno percebeu que também pode usufruir dos benefícios da toxina na face, sem que fique o estigma do passado, sem o exagero do rosto sem expressão. Hoje eles querem aplicar na face e alguns até preferem manter um pouco as rugas de expressão. "Os homens costumam fazer o procedimento a partir dos 40 anos de idade, em média, diferentemente das mulheres que começam aos 30 anos. Neles, o que incomoda são as rugas da testa e as rugas entre as sobrancelhas, enquanto as mulheres tendem a querer uma mudança completa", revela o Dr. Wulkan.
Custo x Benefícios
Ainda há pessoas que são resistentes à toxina botulínica por achar que ela causa algum tipo de dor ou incomodo pós-procedimento. No entanto, embora haja muitas opções de tratamentos para amenizar ou até mesmo eliminar as rugas, o Dr. Wulkan afirma que a aplicação da toxina botulínica é praticamente indolor, além de que hoje é mais acessível financeiramente a grande parte da população.
"Se houver algum tipo de incômodo, geralmente é em decorrência de pequenas saliências vermelhas onde as aplicações são feitas, entretanto, rapidamente elas desaparecem. O resultado é uma pele sem rugas dinâmicas e, o mais importante, com naturalidade", confirma o cirurgião plástico.
Para quem deseja potencializar os resultados, lembra ainda o especialista, é possível associar à toxina procedimentos com substâncias absorvíveis como, por exemplo, ácido hialurônico, ou laser, peeling, dentre outros.