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BELEZA

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Zilda Brando
29/06/2009 às 6:32hs


Na contra mão da crise econômica mundial, os ativos e produtos de beleza e cuidados pessoais não deixaram de ser consumidos. Pelo contrário, esse mercado cresce a cada ano

São Paulo, junho de 2009 – A beleza é levada a sério pelos brasileiros. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) mostram que enquanto o PIB do país e das indústrias gerais em 2008 cresceu, respectivamente, 5,1 e 4,3, o do setor das indústrias de cosméticos bateu 7,1%.

Também segundo a ABIHPEC, alguns fatores podem explicar o bom resultado deste setor, são eles: maior participação feminina no mercado de trabalho, lançamentos constantes de produtos e utilização de tecnologia de ponta nas indústrias de higiene pessoal, perfumaria e cosmética, que faz com que haja aumento da produção e conseqüente venda de produtos com preços mais competitivos. E o Brasil, mais uma vez, desponta neste ramo: é o terceiro mercado de cosméticos mundial, perdendo apenas para Japão e Estados Unidos.

Dentro do setor, uma linha ganha força: a de ativos e produtos naturais e orgânicos. Uma projeção da Organic Monitor aponta para o fato de que atualmente o consumo destes produtos é de 4%, mas que em 2012 poderá chegar aos 10%.

É neste nicho que a BERACA, empresa reconhecida por ser uma das maiores fornecedoras de ingredientes naturais e orgânicos para as indústrias farmacêuticas, cosméticas e de fragrâncias nacionais e internacionais por meio de sua divisão Health & Personal Care – HPC, ganha destaque. Um levantamento feito pela companhia mostra que esta divisão apresentou um crescimento de 28%, o que representa uma importante participação no faturamento anual de R$ 84 milhões da empresa.

Para Cassiano Braccialli, responsável pelo marketing da BERACA “a divisão HPC tem foco em inovação. Por isso, busca alternativas vegetais naturais, que substituam ingredientes sintéticos presentes na maioria dos produtos de beleza e higiene oferecidos aos consumidores”.

A BERACA é a única companhia brasileira de matérias-primas, centrada em produtos da biodiversidade da Amazônia, que conta com fábrica própria na região, inaugurada em 2008. A pesquisa e o desenvolvimento de produtos também são feitos em parceria com universidades locais.

Esse empreendimento foi projetado para aumentar em quatro vezes a produção da empresa e garantir um fornecimento contínuo de seus produtos, mesmo fora de temporada de alguns insumos. Até hoje, U$$ 11 milhões de dólares foram investidos, dos quais quase 50% apenas em novas tecnologias.

Seguindo a tendência do mercado de cosmético de se internacionalizar, a BERACA, além da sua atuação no território nacional, também está presente no exterior. Por meio de distribuidoras, tem seus ativos comercializados em mais de 47 países e, em 2008, inaugural uma filial em Paris – considerada o berço da sofisticação quando o assunto é beleza.


Sobre a BERACA

A BERACA, empresa genuinamente brasileira e com mais de 50 anos de atuação em diferentes segmentos, é considerada hoje uma das organizações que mais investe no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis no país. Oferece ingredientes, produtos e serviços a diversos mercados, atuando em quatro divisões: Animal Nutrition & Health, Food Ingredients, Health & Personal Care e Water Technologies.

Em 2008, a empresa se aproximou ainda mais do mercado europeu com a abertura de sua primeira filial no exterior, sediada em Paris e ganhou, pela segunda vez consecutiva, o prêmio de “Fornecedor mais lembrado da Indústria da Alimentação”





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